sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Minha experiência de fé em uma ida ao shopping



Levar o carro pra lavar hoje me fez conhecer a linda história do profeta Moisés. Deixei o carro no estacionamento do shopping e, como a lavagem iria demorar umas duas horas, achei mais proveitoso consumir um filme e pipocas, ao invés de roupas, sapatos e afins. Adoro roupas, sapatos e afins. Não vou mentir. Mas hoje eu estava mais para cinema.

O cinema tem o poder de nos levar do aqui e agora para lugares, situações e sentimentos intensos e inusitados! Tenho total consciência do que a ficção é capaz. E sei dos interesses dos meios de comunicação e da cultura de massa, bla bla bla. Tanto que o filme foi proibido no Egito por acreditarem que a história do profeta tenha sido distorcida. Ok. Eles possuem uma outra visão histórica, religiosa e cultural sobre Moisés. Mas me rendo ao prazer de assistir a um filme bom, bem produzido, com atores fortes e uma história intensa e difícil de se ''contar". Não tenho religião e não possuo conhecimentos técnicos sobre a bíblia, que no caso da história de Moisés gira em torno do primeiro Testamento. Sempre achei as histórias bíblicas interessantíssimas. Hoje acredito que aquilo tudo são metáforas - o que ainda me deixa mais interessada - e que muitas histórias devem ter sido descartadas daquele longo, longo, longo, longo livro que possui diversos livros dentro. "Êxodo: Deuses e Reis" é dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Christian Bale, que interpreta o profeta Moisés. O filme fala da libertação do povo hebreu no Antigo Egito. O que me tocou na telona, de fato, é como Moisés é representado. Divinamente interpretado por Bale, um ator genuinamente intenso, Moisés é um homem que, com o tempo, se descobriu adotado por uma rica e poderosa família de egípcios, quando na verdade sua origem era hebraica e pobre. Ele se viu condenado. A partir disso, foi guiado a seguir o caminho da fé nesse Deus que não vemos, mas que sentimos bem lá no fundo do ser. A vida dele mudou completamente diante de tantas revelações. E a história representa, para mim, a construção da fé, da renúncia, do amor. Quem nunca foi surpreendido na vida por uma situação que nos leva a alterar caminhos, desconstruir planos, mudar a rota e ganhar mais fé? E mais ainda: quem nunca teve que lutar para alcançar a liberdade? Ao longo da vida passamos por diversas revelações, assim como Moisés e precisamos seguir em frente. Enfrentamos pragas. Deixamos pra trás pessoas, origens, amores e crenças. Subimos montanhas se for preciso. Abrimos o mar! Sempre em busca da liberdade e da fé.

Por fim, Moisés escreve e deixa registrado os dez mandamentos escritos por Deus, difundidos até hoje. E eu, após assistir essa incrível história, volto pro estacionamento e busco o meu carro - limpíssimo -, louca pra chegar em casa e escrever, deixar registrada, essa minha experiência de fé em uma ida ao shopping.



Nenhum comentário:

Postar um comentário