quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Comigo apenas, com o mundo e com o Renato

"Quando me vi tendo de viver comigo apenas e com o mundo, você me veio como um sonho bom e me assustei..." Há 18 anos escutava esta música em um CD, que tocava em meu ''mini som'', no meu quarto branco com toques sutis em rosa e bichinhos de pelúcia - resquícios de uma infância que se perdia. A composição é do querido e saudoso Renato Russo, a quem eu tenho até hoje imensa admiração e respeito por me apresentar, em uma fase sensível da vida, amor, conflito e poesia com intensa delicadeza. No caminho para o trabalho hoje de manhã, eis que meu iPod me presenteou essa lembrança ao escolher a canção "Teatro dos Vampiros", que leva o mesmo nome do livro da autora Anne Rice que escreveu a obra em 1976 e, 18 anos depois, deu origem ao filme "Entrevista com o Vampiro" em 1994. Neste livro, vampiros reais se passavam por atores que atuavam como... vampiros! Provavelmente, o líder da Legião fez uma analogia para refletir sobre o poder público como um grande teatro, com vampiros sugadores. Posteriormente em um "Acústico MTV" gravado em 1992, o próprio Renato informou que a música surgiu na época daquela novela de sucesso da TV Globo, ''Vamp''. O quinto álbum da Legião Urbana criticava a crise do país da ocasião e a letra, escrita por ele e musicada por Marcelo Bonfá, sugeria as dificuldades de um jovem na transição para a vida madura e também fazia link à novela global. Essa mistura resultou nesta deliciosa canção. Retornar a escutá-la é retirar a poeira escondida pelos cantos e perceber que eu já sei quem sou, além de saber do que não gosto. Em nosso mundo a primeira vez é, sim, sempre a última chance e vivendo como há dez anos atrás, continuo envelhecendo dez semanas a cada hora que passa. Vamos lá, tudo bem... Hoje eu me divirto muito mais do que quando eu tinha 14 anos. Já não comparo tantas vidas e, mesmo assim, não tenho pena de ninguém. O melhor disso tudo é depois de 18 anos amar de verdade como um sonho bom. Sem teatro, sem vampiros. Mas com a canção do Renato sempre por perto.









Pesquisa: http://rebobinandomemoria.blogspot.com.br/2014/04/analisando-letra-teatro-dos-vampiros.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário