segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Só mais 17 anos

Sabe aquele medo de ir ao médico? Eu tenho. Muito. Sofro. E quando o médico me encaminha para os exames? Prefiro enfrentar fila, ir ao banco, aguentar gente chata, ver filme de terror, isso tudo multiplicado por 2, mas enfrentar assuntos de saúde me enlouquecem! Acredito que esse medo vem dos meus pais. Passei uma parte da minha vida vendo meus pais frequentarem médicos e, muitas vezes, o resultado era apavorante. Quando eu tinha 5 anos senti que perdi o meu pai. Ele foi diagnosticado com um tumor no intestino. Operou e ficou um tempo hospitalizado. Me lembro do nervosismo da minha mãe. Também me recordo de ficar em casa com avós e tios em um clima tenso. Me lembro até hoje da sensação quando fui visitar o meu pai no hospital: uma mistura de alívio com (muita) felicidade! Foi muito especial poder voltar a ver aquele olhar doce e verde e poder sentir aquela barba sedosa e (só) minha. Ele havia voltado! O tempo passou e, entre exames e médicos, meu pai conseguiu viver mais 17 anos em família, com uma vida bacana, apesar dos problemas que uma vida oferece. Quando eu estava com 22 anos perdi meu pai de novo. Mas dessa vez foi pra sempre. Dessa vez o tumor foi no fígado, uma metástase que jamais foi imaginada pela equipe médica. Cruel. Doloroso. E ele se foi. Pra sempre.
Sobrevivo. E hoje entendo que superar esse medo é um grande desafio. A prevenção é fundamental para se viver com saúde, para se viver mais, quem sabe. Se eu soubesse que teríamos só mais 17 anos juntos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário